Ontem, finalmente fui conhecer de verdade o restaurante Especiarias (Rua Miguel Tostes, 290) dos meu amigos Flávio e Dinar.
O lugar está lindo! O cardápio, incrível!
Pedi Strogonoff DeRose no pão, e aí fiquei com muita vontade de postar algumas das minhas receitas favoritas. Então aí vão:
Strogonoff DeRose
Tempo de preparação: cerca de 15 mintos
Ingredientes:
cebolas;
palmito;
champignon;
queijo muzzarella, pamesão e um terceiro da sua escolha;
creme de leite, ou yogurt, ou tahine, ou taratur;
cardamomo em pó;
noz moscada;
molho de pimenta verde ou vermelha.
Quantidades, a gosto. Se faltar um destes ingredientes, não se aflija. Substitua-o de acordo com o seu paladar e intuição. Culinária também se faz com criatividade e improviso.
Modo de preparar:
Corte as cebolas em rodelas e ponha para fritar, sem acrescentar nenhum tipo de óleo. Vá mxendo sempre para que não queime, mas deixe dourar bem. Introduza o molho de tomate. Depois, acrescente um pouco de água, os champignons cortados ao meio e o palmito picado. Que tal um pouco mais de água?
Assim que ferver, baixe o fogo e adicione os queijos. Primeiro, os queijos mais consistentes, que demoram mais para derreter; depois, os mais brandos, como a muzzarella. Vá mexendo para não grudar. Quando os queijos estiverem derretidos, acrescente as especiarias: orégano, cardamomo, noz moscada e o molho de pimenta. Sal, nem pensar! Desligue o fogo. Sem demora, acrescente o creme de leite. A quantidade de creme de leite fica boa quando os queijos não fizerem mais "fiapos". Se Preferir, no lugar de creme de leite coloque tahine.
Cada vez que utilizar esta receita varie os condimentos, os queijos e o restante: o strogonoff DeRose tem cerca de 3000 variantes...
Este prato acompanha bem qualquer tipo de legume cozido ou arroz.
(receita extraída do livro Tratado de Yôga, do Mestre DeRose)
Dicas da Clá: utilize champignons in natura e palmitos de palmeira real (de reflorestamento!).